quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogos Eletrônicos: Benéficos ou prejudiciais?

Em 1988 Greenfield delimitou um aspecto que pode condenar a relação da criança com a tecnologia. A solidão em frente à máquina pode acarretar inclinações anti-sociais. Krueger e Cruz, 2002, em pesquisa encontraram uma comunidade virtual formada principalmente por crianças brasileiras que discutem e trocam informações sobre o jogo ¨The Sims¨. A discussão é realizada em um fórum on-line, onde é possível expressar opiniões e debater os comentários de outras pessoas por meio de páginas HTML. E isso não pode ser caracterizado como um comportamento anti-social. Bem antes dos jogos eletrônicos de simulação a criança já produzia seu próprio ambiente. Vários jogos e brincadeiras possuem esse tipo de filosofia, como os blocos de construção e as bonecas, onde em vez de competição , existe a simulação da vida real. Freud, por exemplo, analisa o jogo de uma criança que brinca com o ''aparecer'' e o ''desaparecer'' de um objeto, à medida que coloca as mãos sobre os olhos. Esse jogo produz na criança sentimentos de poder e controle sobre pessoas e objetos, que aparecem e desaparecem conforme seu desejo, apesar de fraca e dependente. O jogo envolve um trabalho mental complicado e mostra como o sentido de magia pode assegurar à criança sentimentos de onipotência. (Freud Apud Rosamilha, 1979). Pode -se dizer que os jogos que envolvem simulação permitem observar os mesmos fenômenos relatados po Freud no jogo ''aparecer e ''desaparecer''. O ato de construir o ambiente virtual e controlar os personagens criados permite que a criança tenha um serto poder nas mãos podendo ''brincar de ser Deus ''. O problema é que esses sentimentos desenvolvem-se para depois serem frustados pela realidade do cotidiano. E muitas vezes as crianças não estão preparadas para isso. Atualmente é preciso reavaliar o assunto sem uma postura dicotômica, pesquisando e avaliando tanto os benefícios como os possíveis problemas gerados pelo uso de diferentes recursos tecnológicos dentro do contexto pedagógico.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jogos Eletrônicos: Benéficos ou Prejudiciais?

Desde que passaram a conquistar crianças e adolescentes em todo planeta, os videogames colocaram os pais diante de opiniões contraditórias lideradas por psicólogos e educadores. De um lado, há os que atacam os jogos eletrônicos, acusando-os de serem prejudiciais. A principal alegação é que a violência presente em muitos jogos poderia despertar uma tendência destrutiva na criança e que o fato de ficarem horas lidando com o mundo virtual faria com que deixassem de lado a vida real. Por outro lado os defensores revidam com o argumento de que a violência nos jogos ajuda a atravessar a agressividade alem disso, brincar com videogames e computadores contribuiria para desenvolver habilidades importantes no mundo informatizado de hoje.

domingo, 17 de maio de 2009

Reportagem interessante!

No site http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=16254
Ao ler a frase abaixo é possível perceber a importância que o professor dá ao uso da internet como meio de expandir aprendizagem do aluno. Frase retirado do artigo "Internet pode ser parceira dos professores":
"Alunos que participam de programas de inclusão digital têm maior facilidade no aprendizado. A constatação é feita por professores acostumados a lidar com alunos que não têm acesso à internet. De acordo com eles, a rede, além de facilitar o acesso à informação, ainda estimula a pesquisa."

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Site do Smilinguido é?

No site do Smilinguido podemos encontra diversos jogos divertidos (trilha, memória, 7 e 5 erros e outros) os mesmos são direcionados para crianças a partir de 5 anos.
http://www.smilinguido.com.br/jogos/?typeid=5
Visite o site você vai gostar!