segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um dever de todos
A coordenadora da pesquisa, Charo Sábada Chalezquer, frisou que é dever de todos essa tarefa de orientar crianças e jovens para um bom uso dessas ferramentas. "Descobrimos que somos imigrantes digitais, forasteiros em uma terra que acreditávamos ser nossa. E temos que nos adaptar a essas novas linguagens e tecnologias, porque é nossa responsabilidade educar essas novas gerações", destaca. "Cabe aos pais, à escola e à sociedade em geral desenvolver essa nova sensibilidade em relação ao uso dessas novas mídias".
No caso dos educadores, não se trata apenas de passar por uma formação tecnológica, mas de saber como lançar mão dessas novas ferramentas no processo de aprendizado. "O professor deve pôr em relação o uso dessas novas tecnologias e o desenvolvimento de habilidades criativas, de responsabilidades, da liberdade, o aprendizado do valor da intimidade, do respeito aos demais, enfim, de valores clássicos", afirma a pesquisadora.
Os dados do estudo, no entanto, revelam que os pais e professores vêm se abstendo desse papel. No Brasil, 46% dos estudantes de 10 a 18 anos afirmaram que seus pais não exercem nenhum tipo de mediação no uso da internet. É o segundo maior percentual, só perdendo para a Argentina, onde o índice alcançou a marca dos 48%. O Brasil também aparece como o segundo país (52,5%) que menos apresenta conflitos entre pais e filhos motivados pelo uso da internet, ficando atrás apenas da Venezuela (59,3%). Apenas um de cada dez participantes brasileiros declara ter aprendido a utilizar a rede graças aos seus professores.
Parte desses dados pode ser compreendida quando analisada ao lado de outra informação: a geração interativa brasileira é a mais solitária - 81% dos jovens navegam sozinhos. A formação de uma "cultura do quarto" aparece entre as conclusões da pesquisa.
O coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Linc/PUC-SP), Rogério da Costa, chama a atenção para outra informação revelada pela pesquisa: o uso dessas ferramentas tecnológicas motivado especialmente pela necessidade de se comunicar. "As novas TICs promovem uma condição de estar no mundo, possibilitam o contato entre crianças e adolescentes, que podem se colocar, serem ouvidas, percebidas de tal maneira que, a partir daí, processos de construção do conhecimento se dão de forma diferente daqueles tradicionais".
Nesse sentido, os educadores devem atentar para o impacto positivo que o estímulo a uma intensa interação entre os alunos pode ter. "O fato de uma criança poder se colocar na posição em que ele é alguém, em que ele tem a condição de existência, em que ele pode estabelecer um relacionamento de conversa, de opinião, de decisão faz com que a condição produtiva do seu aprendizado se modifique".
Novas gerações: "nativos digitais

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Consideração pessoal

Criar este blog foi um enorme desafio, me deixou inquieta a todo momento, pois sempre tinha que buscar materiais novos, realizar pesquisas, dialogar com as colegas do grupo e acima de tudo tive que manusear o blog sem saber nada do funcionamento de suas ferramentas. Para tanto, tive que explorar, ousar, deixar de lado meus receios... e como foi difícil, a cada nova tarefa mais dúvidas iam surgindo, mas aos poucos e com paciência tudo ia sendo resolvido. Acredito que tudo poderia ser melhor, porém a falta de tempo, poucos acessos e a pouca exploração das infinitas ferramentas disponíveis no blog contribuiram para as dificuldades que encontrei pelo caminho.
Em relação ao tema do nosso blog conquistei novos e significativos conhecimentos sobre o mesmo (jogos na educação infantil) por intermédio dos textos e artigos obtive informáções teóricas sobre a importância de trabalhar com os jogos na educação, pois através do lúdico os alunos aprendem mais e se sentem mais motivados pelas aulas. Também descobri muitos sites interessantes de jogos educativos, que já utilizei com os meus alunos de 5 anos e eles se divertiram muito enquanto estavam jogando.
Através da entrevista percebi que nem todas crianças (nem em casa, nem na escola)estão inseridas no mundo tecnológico o que é lamentável, porém é a realidade da grande maioria dos alunos.
A elaboração do blog permitiu aprender muitas coisas sobre o universo tecnológico e sua real importância dentro da educação.

quarta-feira, 24 de junho de 2009


PROCESSO DE APRENDIZADO!

Por meio deste trabalho, pude conhecer diferentes formas e maneiras de trabalhar com crianças de educação infantil, através de jogos educativos no computador. Também conseguir tirar algumas dúvidas e aprender sobre o assunto. Visitei sites muito diferentes, divertidos e criativos... Li textos interessantes sobre o assunto, também! Aprendi, um pouco mais, a mexer e a manusear com a nossa tecnologia. Enfim, esse trabalho e a criação deste blog foi bem legal, embora algumas dificuldades, poucos acessos, falta de tempo, mas consegui tirar proveito de tudo isso. Valeu da experiência...

sábado, 20 de junho de 2009

ALGUMAS DICAS PARA OS PROFESSORES!!


Quando falamos de crianças de até 7 anos.
Conforme o Blog: O PC e a criança, Jenny Horta da alumas dicas:

"Para que a criança tenha motivação e explore o potencial do computador de forma que este proporcione algum ganho significativo em relação ao seu desenvolvimento ela precisa:
1- Conhecer/ver/experimentar/vivenciar situações que favoreçam uma ligação com a utilidade do computador para aquelas experiências vividas. Não adianta sugerir que ela simplesmente desenhe. Desenhar o quê? Para quê? Por quê? Aí ela diz: quero jogar! Não desenhar;
2- Ter contato regular com o computador, explorá-lo com certa liberdade. Ninguém aprende a dirigir se o carona disser o tempo todo: __Cuidado com meu carro! Vai arranhar! Vai quebrar!;
3- Ter companhia constante de alguém que o oriente, que mostre os melhores caminhos, pois é fácil perder-se onde não se conhece. Para que o computador não sirva ainda mais para aprisionar e tornar nossas crianças ainda mais sedentárias e apáticas, é preciso que ele seja visto apenas como uma etapa de um trabalho, não como um fim em si.
Todo trabalho desenvolvido em informática educativa, principalmente na educação infantil, deve possuir etapas vivenciadas FORA do laboratório (ou sala de informática). Esta deve ser, inclusive uma proposta geral na escola, pois é parte da pespectiva construtivista da aprendizagem: não existe conhecimento sem experiência, vivência concreta.Nada é estático e definitivo na educação quando se refere à tecnologia.O tempo da aula de informática deve ser utilizado relacionado ao que a criança viveu lá fora, na salinha, no pátio, na sala de vídeo, na cozinha ou em casa. Sempre num contexto do dia a dia da escola. Psicomotricidade e computador podem e devem caminhar juntos, principalmente na pré escola".

Achei bem intessante o que ela coloca, pois que que a criança comece a mexer em um computador, ela deve dominar o assunto e entendê-lo. Deve aprender como lidar com ele...
Site IGUINHO

Este site é bem legal para as crinças pequenas, onde explica como jogar!!
Os jogos são bem legais, animados e coloridos...
As crianças vão se divertir.

iguinho.ig.com.br/jogos.html
Site do GAMES.TERRA

Neste site tem vários jogos para todos os gostos...
Mas acredito que não é tão próprio para as crianças pequenas, pois as explicações são em inglês e possuí muitas jogos de lutas que acredito não favorecer para o desenvolvimentos das crinaças.
Mas possuí outros jogos dentro deste site, envolvendo assuntos interessante, como as cores!
Acredito que seja interessante para os professores trabalharem com este site, explicando, que nem todos os jogos são educativos!!!

games.terra.com.br/webgames

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Classificação dos Jogos

Segundo Vygotsky, "o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração".
http://www.ufmt.br/ufmtvirtual/textos/se_avaliacao_jogos.htm

JOGOS EDUCACIONAIS:

AÇÃO - os jogos de ação podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolvendo reflexos, coordenação olho-mão e auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma situação insperada. Na perspectiva instrucional, o ideal é que o jogo alterne momentos de atividade cognitiva mais intensa com períodos de utilização de habilidades motoras.
AVENTURA - os jogos de aventura se caracterizam pelo controle, por parte do usuário, do ambinte a ser descoberto. Quando bem modelado pedagogicament, pode auxiliar na simulação de atividades impossíveis de serem vivenciadas na sala de aula, tais como um desastre ecológico ou um experimento químico.
LÓGICO - os jogos lógicos, por definição, desafiam muito mais a mente do que os reflexos. Contudo, muitos são temporalizados, oferecendo um limite de tempo dentro do qual o usuário deve finalizar a tarefa. Aqui podem ser incluídos clássicos como xadrez e damas, bem como simples caça -palavras, palavras cruzadas e jogos que exigem resoluções matemáticas.
ROLE-PLAYING GAME(RPG) - Um RPG é um jogo em que o usuário controla um personagem em um ambiente. Nese ambiente, seu personagem encontra outros personagens e com eles interage. Dependendo das ações e escolhas do usuário, os aributos dos personagens podem ir se alterando, construindo dinamicamente uma história. Esse tipo de jogo é complxo e difícil de desenvolver. Porém , se fosse desenvolvido e aplicado à istrução poderia ofercer um ambinte cativante e motivador
ESTRATÉGICOS - estes jogos se focam na sabedoria e habilidade de negócios do usuário, principalmente no que tange à construção ou administração de algo. Eles podem proporcionar uma imulação m que o usuário aplica conhecimentos adquiridos em sala de aula, percebendo uma forma prática de aplicá-los.

Artigo de Liane Rockenbac Tarouco e Letícia Coelho Roland

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sugestão de sites...

O site Clube do Professor http://www.clubedoprofessor.com.br/ensino/jogosonline/josgosinfantis.html disponibiliza variados e interessantes links de jogos diversos para diferentes idades. Entre lá você vai ficar encanto com a variedade!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jogos educativos

... jogos que fazem com que o/a aluno/a crie estratégias de ação para uma melhor atuação como jogador/a, onde ele/a tenha que criar hipóteses e desenvolver um pensamento sistêmico, podendo pensar múltiplas alternativas para resolver um determinado problema...


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-educativos-para-sala-de-aula.php

quinta-feira, 4 de junho de 2009

ALGUMAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO POSSUEM COMPUTADORES PARA AS CRIANÇAS MANUSEAREM, DIFICULTANDO O TRABALHO!
Em conversa o nosso grupo questionou o acesso do computador para as crianças e concluimos que são poucas escolas que dispõem deste recurso. Como trabalhamos em escolas de educação infantil, nas nossas escolas não possuem computadores, assim não trabalhando essa nova tecnologia em sala de aula.