domingo, 26 de abril de 2009

Informática e Educação Infantil - algumas considerações

Será que..
Computador é bom para crianças até os 7 anos?
Conforme Jenny Horta em seu Blog: O PC e a criança, ele faz algumas analise:
"O computador é bom pra todo mundo? É bom para você? Sua vida melhorou com ele? Ás vezes, ele te estressa mais que ajuda? Faz bem pra sua saúde? De cara alguém irá dizer: Depende da forma como o utilizamos. Com as crianças não é diferente. "
..."A escola precisa suprir o espaço perdido. Uma criança passa as manhãs num apartamento de 70 metros quadrados e após o almoço vai para a escola do bairro: O que se espera que ela queira neste espaço? (por menor que ele possa ser)? Não se pode esperar que esta criança entre num laboratório de informática e desenvolva todo seu potencial cognitivo sentadinha ali..."

Eu concordo, pois acredito que neste ambiente proporcionado para esta criança que fica a manhã toda num apartamento fechado, quando vai para outro ambiente, não totalmente fechado, o que ela quer? Quer Assim explorar o novo espaço proporcionado à ela!
A criança precisa brincar, quanto esta em casa, para que quando vai para a escola pode aproveitar as novas apredizagens e saberes, explorando todos os recursos oferecidos. Deve sim estudar em casa também , as tudo tem sua hora e seu tempo... Brincar é muito importante.

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto que vc colocou Jose, no mesmo é possível compreender melhor a importância de valorizar o tempo onde a criança precisa ser vivida corporalmente e o tempo onde a informática esteja presente para auxiliar o bom desenvolvimento cognitivo da criança.
    Além disso, no texto encontramos três passos relevantes para o bom uso do computador: Conhecer e vivenciar o computador e não apenas largar os alunos na aula de informática e deixar que eles se virem. Estar sempre em contado com o computador pois só assim se aprende "mexendo". E por último devemos sempre procurar relacionar a aula de informática com aquilo que os alunos vem aprendendo na sala de aula "não existe conhecimento sem a experiência". Esta frase já diz tudo!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que o computador é um instrumento excencial para a educação contemporânea e que potencializa a capacidade cognitiva e o ensino aprendizagem. Porém ao tratarmos de informática na educação infantil precisamos levar em consideração as relaçõe feitas por uma criança dessa idade , segundo Piaget no período pré-operatório a criança ainda não possui a capacidade para disitinguir o real do ireal. Portanto , por mais que o computador seja usado como uma ferramenta construtiva na aprendizagem a própria criança criará conclusões errôneas que potencializarão idéias indevidas. Na minha opñião o uso de games, por exemplo pode levar uma criança em apuros a dizer a seu pai "vamos pular essa fase!" simplesmente por ela não entender que o que acontece no computador é irreal. Penso que a informática , a computação e o meio digital propriamente dito precisam ser explorados a partir do momento em que a criança já possui habilidades para entender o que de fato está ocorrendo que é a partir dos sete anos e meio que configura o início do período das operações concretas.

    ResponderExcluir