sábado, 20 de junho de 2009

ALGUMAS DICAS PARA OS PROFESSORES!!


Quando falamos de crianças de até 7 anos.
Conforme o Blog: O PC e a criança, Jenny Horta da alumas dicas:

"Para que a criança tenha motivação e explore o potencial do computador de forma que este proporcione algum ganho significativo em relação ao seu desenvolvimento ela precisa:
1- Conhecer/ver/experimentar/vivenciar situações que favoreçam uma ligação com a utilidade do computador para aquelas experiências vividas. Não adianta sugerir que ela simplesmente desenhe. Desenhar o quê? Para quê? Por quê? Aí ela diz: quero jogar! Não desenhar;
2- Ter contato regular com o computador, explorá-lo com certa liberdade. Ninguém aprende a dirigir se o carona disser o tempo todo: __Cuidado com meu carro! Vai arranhar! Vai quebrar!;
3- Ter companhia constante de alguém que o oriente, que mostre os melhores caminhos, pois é fácil perder-se onde não se conhece. Para que o computador não sirva ainda mais para aprisionar e tornar nossas crianças ainda mais sedentárias e apáticas, é preciso que ele seja visto apenas como uma etapa de um trabalho, não como um fim em si.
Todo trabalho desenvolvido em informática educativa, principalmente na educação infantil, deve possuir etapas vivenciadas FORA do laboratório (ou sala de informática). Esta deve ser, inclusive uma proposta geral na escola, pois é parte da pespectiva construtivista da aprendizagem: não existe conhecimento sem experiência, vivência concreta.Nada é estático e definitivo na educação quando se refere à tecnologia.O tempo da aula de informática deve ser utilizado relacionado ao que a criança viveu lá fora, na salinha, no pátio, na sala de vídeo, na cozinha ou em casa. Sempre num contexto do dia a dia da escola. Psicomotricidade e computador podem e devem caminhar juntos, principalmente na pré escola".

Achei bem intessante o que ela coloca, pois que que a criança comece a mexer em um computador, ela deve dominar o assunto e entendê-lo. Deve aprender como lidar com ele...

Um comentário:

  1. Gurias!

    O que é preciso fazer para que as crianças tenham um uso benéfico da tecnologia para seu desenvolvimento e aprendizado? Como informar esse público infantil dos prejuízos que o mau uso da máquina pode lhe causar,sabendo que o público infantil de hoje é bem crítico e tem muito contato no seu cotidiano com diversos jogos virtuais?

    Sobre a avaliação!
    O grupo fez uma boa apresentação,com justificativa coerente,objetivos,certezas,dúvidas;mas pensamos que poderíam ter buscado mais recursos,como leitura de livros,videos,etc....Na bliblioteca da Unisinos tem o livro:
    DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro: Cidadania hoje e amanha. 6. ed. São Paulo: Atica, 1999. 95 p. (Discussao aberta; 8) ,que traz assuntos interessantes sobre o que o grupo procura.Todos os componentes presentes do grupo colaboraram na apresentação,acreditamos que com o desempenho que o grupo apresentou possa concluir seu projeto com muita satisfação e proveito do que aprenderam na caminhada.

    ResponderExcluir