quinta-feira, 18 de junho de 2009

JOGOS EDUCACIONAIS:

AÇÃO - os jogos de ação podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolvendo reflexos, coordenação olho-mão e auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma situação insperada. Na perspectiva instrucional, o ideal é que o jogo alterne momentos de atividade cognitiva mais intensa com períodos de utilização de habilidades motoras.
AVENTURA - os jogos de aventura se caracterizam pelo controle, por parte do usuário, do ambinte a ser descoberto. Quando bem modelado pedagogicament, pode auxiliar na simulação de atividades impossíveis de serem vivenciadas na sala de aula, tais como um desastre ecológico ou um experimento químico.
LÓGICO - os jogos lógicos, por definição, desafiam muito mais a mente do que os reflexos. Contudo, muitos são temporalizados, oferecendo um limite de tempo dentro do qual o usuário deve finalizar a tarefa. Aqui podem ser incluídos clássicos como xadrez e damas, bem como simples caça -palavras, palavras cruzadas e jogos que exigem resoluções matemáticas.
ROLE-PLAYING GAME(RPG) - Um RPG é um jogo em que o usuário controla um personagem em um ambiente. Nese ambiente, seu personagem encontra outros personagens e com eles interage. Dependendo das ações e escolhas do usuário, os aributos dos personagens podem ir se alterando, construindo dinamicamente uma história. Esse tipo de jogo é complxo e difícil de desenvolver. Porém , se fosse desenvolvido e aplicado à istrução poderia ofercer um ambinte cativante e motivador
ESTRATÉGICOS - estes jogos se focam na sabedoria e habilidade de negócios do usuário, principalmente no que tange à construção ou administração de algo. Eles podem proporcionar uma imulação m que o usuário aplica conhecimentos adquiridos em sala de aula, percebendo uma forma prática de aplicá-los.

Artigo de Liane Rockenbac Tarouco e Letícia Coelho Roland

Nenhum comentário:

Postar um comentário